APRESENTAÇÃO

Desde 2016 o ICMBio vem utilizando uma nova abordagem para a elaboração de Planos de Manejo, baseada no Foundation Document do Serviço de Parques Nacionais Norte-Americano e adaptada para a realidade do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC. A nova abordagem busca tornar o plano de manejo um instrumento mais estratégico e expedito, uma vez que descentraliza e promove o engajamento de outros macroprocessos na elaboração de planos específicos identificados como prioritários ao longo do processo de planejamento. Conforme a IN nº 7, de 21 de dezembro de 2017, “uma vez aprovados, os planos específicos serão automaticamente incorporados ao plano de manejo”.

OBJETIVO

Apresentar conceitos básicos e métodos de planejamento e monitoramento da visitação, além de discutir experiencias bem sucedidas de planejamento nas áreas protegidas do Brasil e dos EUA, com o objetivo de auxiliar os gestores das unidades de conservação federais na definição das melhores ferramentas e métodos para orientar o processo de elaboração dos instrumentos de planejamento de uso público.

  • Teórico / Prático
  • Presencial
  • Oferecido pelo ICMBIO em parceria com o Serviço Florestal Americano


PÚBLICO-ALVO

Servidores do ICMBio que atuam em UC com visitação e que não tenham participado da edição de 2016 do mesmo treinamento. O evento visa dar continuidade ao processo de capacitação no tema Uso Público.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Período de realização: 21 a 25 de junho de 2018.


CARGA HORÁRIA

Carga Horária: 45 horas/aula.


NÚMERO DE VAGAS

15 vagas.


Acesse o EDITAL retificado aqui!


CRONOGRAMA E INSCRIÇÕES

Período do Curso Período de Inscrição Divulgação dos Resultados Inscrições 
21/06/18 a 25/06/2018 23/04/18 a 06/05/2018 11/05/2018 Inscrições encerradas


DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Confira aqui a Lista dos Selecionados

Confira aqui a Lista de Espera


Última atualização: sexta, 25 Mai 2018, 15:24