Curso Avançado de Geoprocessamento com QGis – Formação de Ponto Geo de Operações de Fiscalização

APRESENTAÇÃO

O curso visa ensinar geoprocessamento com uso do software QGIS voltado especificamente para a função de “Ponto Geo” em operações de fiscalização. São tratados os principais conceitos de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Sensoriamento Remoto. A parte prática do curso ensina a utilizar as principais funcionalidades do QGIS para manipulação de dados vetoriais e matriciais, a confeccionar mapas para suporte nas atividades de fiscalização e a utilizar os dados em aparelhos de GPS, Tablets e celulares.

Espera-se que, ao final do curso, o participante seja capaz de: identificar áreas alvos de fiscalização, como desmatamento, mineração, áreas degradadas; organizar uma base de dados de alvos, elegendo os prioritários; elaborar rotas para as equipes de fiscalização; dentre outros, utilizando o software QGIS, tornando a operação de fiscalização mais eficiente, segura e melhor planejada.


OBJETIVO

Capacitar os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio no uso de ferramentas de geoprocessamento necessárias para atuação como Ponto Geo em operações de fiscalização, fazendo uso do software QGis como ambiente de gestão da geoinformação.


PÚBLICO-ALVO

Servidores do ICMBio que trabalham com informações espaciais e necessitam de ferramentas de geoprocessamento para edição, processamento, tratamento e análise de imagens e dados vetoriais, visando a elaboração de produtos que subsidiem os processos de gestão ambiental, mais especificamente de fiscalização e monitoramento ambiental.


CARGA HORÁRIA

50 h/a


NÚMERO DE VAGAS

20

LOCAL DE REALIZAÇÃO

ACADEBio em Iperó/SP


Acesse o EDITAL completo aqui !


DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Confira aqui a Lista dos Selecionados


CRONOGRAMA E INSCRIÇÕES - PRAZO PRORROGADO

Período do Curso Período de Inscrição Divulgação dos Resultados
15 a 19/10/2018

até 11/09/2018

13/09/2018







Última atualização: sexta, 14 Set 2018, 14:56