Curso de Formação de Brigada em Prevenção e Combate a Incêndios

APRESENTAÇÃO

Os brigadistas são servidores temporários que atuam nas Unidades de Conservação nas ações de prevenção e combate a incêndios. Trata-se de um quadro de profissionais contratados por um período de tempo pré-estabelecido, com significativa relevância para a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade nas UC. Esses servidores, que até 2018 eram contratados apenas por um período de 6 meses, a partir da Lei 13.668, de 28/05/2018 passaram a também serem contratados pelo período de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.  

Desde os primeiros processos seletivos conduzidos pelo ICMBio foi adotada como metodologia de seleção a realização de testes fisicos e de curso de prevenção e combate a incêndios, de modo presencial, com 40 horas de duraçãoNeste exercício de 2020, em consonância com a Lei 13.668/2018, o processo seletivo simplificado para contratação de brigadistas, além das contribuições operacionais à fiscalização e ao uso público, inclui novas atribuições relacionadas ao apoio operacional a gestão das UC: tais como presença institucional, portaria e vigilância patrimonialEm função da pandemia da Covid-19 e das orientações para redução das aglomerações e dos contatos sociais, a metodologia de seleção foi excepcionalmente adaptada e os testes e o curso foram substituídos por analise curricular.  

 

A maior parte dos brigadistas selecionados, em função do longo histórico de presença de brigadas florestais nas UC, é formada por ex-brigadistas. No entanto, neste ano, além nas vagas para as funções de vigia e porteiro há UC que nunca tiveram uma brigada florestal. Assim, há situações de brigadistas selecionados que não passaram por cursos de formação de prevenção e combate a incêndios. 




OBJETIVO DO CURSO

O cursista poderá, com a participação e realização do curso, conhecer teoricamente o Manejo Integrado do Fogo – MIF e as aplicações que poderá realizar nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais em seu trabalho como brigadista nas Unidades de Conservaçãoconsiderando o contexto das Unidades de Conservação federais e da gestão do fogo no ICMBiode forma a: 

  • Conhecer o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, as Unidades de Conservação e a atuação do ICMBio; 

  • Conhecer os princípios éticos e as condutas que regem o trabalho do agente público que atua pelo ICMBio; 

  • Compreender a atuação da brigada de prevenção e combate a incêndios florestais, seu papel no SCI, formulários do SCI; 

  • Conhecer o papel do fogo nas sociedades humanas e a diferenciação de fogo bom e fogo ruim;  

  • Conhecer os fundamentos do Manejo Integrado do Fogo. 

  • Compreender o comportamento do fogo e os fatores que interferem na propagação e na dinâmica do fogo, na paisagem e nos incêndios florestais; 

  • Conhecer os equipamentos e ferramentas utilizados na prevenção e combate a incêndios florestais, seus modos de uso e manutenção;  

  • Reconhecer os setores do incêndio florestal; 

  • Saber utilizar o fogo de forma manejada (queimas controladas e queimas prescritas); 

  • Conhecer os meios de detecção de focos de incêndio disponíveis na UC e como utilizá-los; 

  • Conhecer as fases e os métodos de combate a incêndios florestais; 

  • Compreender o planejamento do Manejo Integrado do Fogo e conhecer as características do Plano de Manejo Integrado do Fogo – PMIF 

  • Compreender as noções básicas sobre cartografia e saber utilizar aplicativos para monitoramento de incêndios e localização em campo.  


PÚBLICO-ALVO

O curso é dirigido a brigadistas e chefes de esquadrão contratados neste exercício de 2020 como servidores temporários pelo ICMBio para atuação nas unidades de conservação e gerências regionais, em especial os que não dispõem de aprovação em cursos de prevenção e combate a incêndios ministrado pelo ICMBio ou IBAMA em seus currículos. 


NÚMERO DE VAGAS

100 para o EaD e 45 para o curso presencial, conforme descrito no edital.


INFORMAÇÕES GERAIS


Local de realização: Ambiente Virtual de Aprendizagem do ICMBio - AVA

Carga Horária: 14 horas





CRONOGRAMA


Turma Período do Curso EaD
TURMA 01/2020 – ICMBIO 07 a 11/12/2020 Turma exclusiva ICMBio e parceiros  

Última atualização: sexta, 4 Dez 2020, 10:12