Curso Planejar para Resultados
APRESENTAÇÃO
A compensação ambiental é uma importante ferramenta de financiamento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A aplicação de qualidade destes recursos nas unidades de conservação poderá criar um ambiente favorável para ganho de implementação, consolidação e efetividade das UCs. Na história da Compensação Ambiental, um dos desafios que sempre está presente é a restrita capacidade das Unidades de Conservação em apresentar planejamentos para aplicação dos recursos, seja na modalidade de execução direta ou na modalidade de execução via Fundo de Compensação.
O SNUC e seu regulamento impõe, no âmbito da destinação da compensação, a aplicação dos recursos em (a) Regularização Fundiária e consolidação territorial; (b) elaboração e implementação de plano de manejo; (c) aquisição de bens e serviços para a implementação, manutenção, proteção e monitoramento de UC; (d) criação; (e) pesquisa, nesta ordem de prioridade.
Assim, da legislação, nota-se que os processos de elaboração de plano de manejo e sua consequente implementação são priorizados. Desta forma, é preciso buscar o alinhamento da efetiva aplicação dos recursos com o texto legislativo, para que a Unidade de conservação possa encontrar o resultado proposto no seu Decreto de criação e no seu plano de manejo.
OBJETIVO
O curso Planejar para Resultados buscará criar alinhamento entre a priorização estabelecida na legislação que regulamenta a compensação ambinetal, as ferramentas de planejamento voltadas a resultados e a execução de recursos nas unidades de conservação beneficiadas.
PÚBLICO ALVO
Chefes e equipes gestoras das UCs que possuam recursos de compensação ambiental e de Coordenações Gerais, Coordenações e Divisões envolvidas na execução de recursos de compensação ambiental.
CARGA HORÁRIA
68 horas (dedicação média de, aproximadamente, 7 horas por dia).
ESTRUTURA DO CURSO
Módulo I – Fundamentos da Compensação Ambiental no ICMBio
Aspectos históricos da compensação ambiental
Aspectos jurídicos e administrativos da compensação ambiental
Estrutura administrativa e processo da compensação ambiental no ICMBio
Módulo II – Introdução à Gestão
Gestão Estratégica
PDCA
Execução
Módulo III – Gestão de Projetos
Conceitos básicos da Gestão de Projetos
Gestão de Projetos: metodologias, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle
Apresentação de casos
Conceitos básicos da Gestão de Projetos
Gestão de Projetos: metodologias, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle
Apresentação de casos
Módulo IV – Sistema de Planejamento integrado ao SAMGe
Aspectos Gerais do sistema
Atividade prática de planejamento no sistema
Acesse o Edital completo aqui!
Acesse a Lista de Selecionados e Indicados aqui!