Midiateca

Projeto de Design Instrucional para educação corporativa, modalidade a distância “Curso de Planejamento e Formalização do Programa de Voluntariado - TCC de especialização no SENAC - SP

Autores

Beatriz Nascimento Gomes

Ano de Publicação
2018
Categoria
GESTÃO DE PESSOAS
Descrição

RESUMO

O presente trabalho de conclusão de curso refere-se a um projeto de design para implantação de um curso a distância, no âmbito da educaçãoem uma instituição governamental federal. A proposta de cursoa diretriz institucional de fortalecimento desta modalidade de ensino, que o ganho de escala em seus processos de treinamento, dificultados pela grande dispersão de seu quadro funcional no território brasileiro. O desafio educacional a ser enfrentado é a promoção da compreensão dos procedimentos de planejamento e implantação do programa de voluntariado da instituição, visando a ampliação e qualificação da oferta de atividades de voluntariado. A partir desta demanda e da análise do contexto institucional e do público-alvo, o projeto propõe o desenvolvimento de um curso no modelo de design instrucional misto que inclui momentos de aprendizagem individual autogerida, com a finalidade de proporcionar o nivelamento de conceitos e procedimentos relacionados ao tema do curso, e situações de aprendizagem colaborativa, que visam promover a troca de experiência entre os cursistas e enriquecer a aprendizagem organizacional. O projeto apresenta os objetivos gerais e de aprendizagem para o curso proposto, faz uma análise do conteúdo e propõe o desenho de um curso de treinamento com tutoria e carga horária de 20 horas. São ainda detalhados a equipe necessária, custos estimados e cronograma de execução. Este trabalho abrange igualmente a definição da linguagem e interface gráfica a serem utilizadas no curso, que, conforme a abordagem pedagógica escolhida, privilegia a dialogicidade e o uso integrado de diferentes mídias. O reforço ao caráter institucional do treinamento é promovido por meio do emprego da identidade visual do programa de voluntariado em harmonia com a identidade visual do ambiente virtual de aprendizagem da instituição, conforme exemplificado no storyboard de uma das aulas do curso. Por fim, a realização deste trabalho faz reflexões sobre o potencial do ensino a distância no segmento da educação corporativa e como forma de integração de equipes que possuem realidades e desafios em comum, mas se encontram dispersas em um amplo território e possuem poucas oportunidades de encontro presencial.

Palavras-chave: Educação corporativa. Educação a distância. Voluntariado. Conservação da natureza.


ABSTRACT

This coursework presents an instructional design project to implement an online course in the scope of corporate education in a federal governmental institution. The course proposal is aligned with the institutional guideline to strengthen this type of education to meet the necessity of training a large number of staff members in distant places within the Brazilian territory. The educational challenge to be faced is the promotion of an understanding of the planning and implementation procedures of the institution's volunteering program, aiming at expanding and qualifying the offer of volunteer activities. Based on this demand and on the analysis of the institutional context and the target audience, the project proposes the development of a course in a combined instructional design model that includes moments of individual selfmanaged learning, in order to provide leveling of concepts and related procedures to the subject of the course, and situations of collaborative learning, which seeks to promote the exchange of experience among the students and enrich the organizational learning. The project presents general and learning objectives for the proposed course, analyzes the content and proposes the design of a training course with tutoring and 20 hours workload. It also details the staff involved, estimated costs and execution schedule. This work also covers the definition of the language and graphical interface to be used in the online course, which privileges the integrated use of different types of media and the dialogicity, according to the chosen pedagogical approach (Problem based learning). The strengthening of the institutional character of the training is promoted through the use of the visual identity of the volunteer program in harmony with the visual identity of the institution's virtual learning environment, as exemplified in the storyboard of one of the course's classes. Finally, the development of this paper reflects on the potential of distance education in the segment of corporate education and as a way of integrating teams that have realities and challenges in common but are dispersed in a wide territory and have few opportunities for face-to-face meetings. Keywords: Corporate education. Online education. Volunteering. Nature conservation.

Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (TCCs, dissertações, teses e trabalhos científicos apresentados em congressos e cursos)
Local da publicação
São Paulo - SP
Nº da edição ou volume
Editora
SENAC - SP
Link