Midiateca

MAPEAMENTO DE PROCESSOS DO SETOR DE CONTRATOS DA UAAF 9ª REGIÃO, COM UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SEI. - TCC PGR4

Autores

ANDRÉ LUIZ PEIXOTO BARBOSA

Ano de Publicação
2016
Categoria
GESTÃO ESTRATÉGICA
Descrição

RESUMO

O presente Trabalho de Aplicação Final foi desenvolvido com o objetivo de ser um dos instrumentos a ser utilizado para a padronização dos processos de negócio desenvolvidos pelas UAAFs – Unidade Avançada de Administração e Finanças, que foram consideradas o maior problema na estrutura do ICMBio, tendo sido quase extintas.

Como objetivo específico, este trabalho analisou três dos quatro Fluxos Validados pela Diretoria para Licitação e Contratos, desenvolvendo a partir deles, utilizando a metodologia de BPMN – Business Process Model Notation – e uma abordagem de baixo para cima (bottom-up ou “Efeito Bidê”), a sua modelagem AS-IS. Também foi identificado um dos processos críticos que não haviam sido validados, que é o processo ponta a ponta de Pagamento, tendo sido identificado através de observação direta e entrevistas com os membros da equipe do Setor de Contratos.

Foram utilizados para o desenvolvimento deste trabalho as Metodologias de BPM (Business Process Management) e os processos foram modelados através do software Bizagi Modeler, que utiliza as notações do BPMN.

Como Referenciais Teóricos foram utilizados o BPM CBOK versão 3 e o Livro Mapeamento e Gestão por Processos – BPM. Gestão Orientada à Entrega por meio de Objetos – Metodologia Gauss Consulting.

Como conclusões deste trabalho foram apresentadas as modelagens dos quatro processos analisados (Contrato, Renovação Contratual, Reequilíbrio Contratual e Pagamento), apresentando suas diferenciações do diagrama de fluxo validado pela diretoria.

Palavras-Chaves: Gestão por Processos; Modelagem de Processos; Atividade; Tarefa; Fluxos Validados; BPM (Business Process Management); BPMN (Business Process Model Notation); Abordagem Bottom-Up; Efeito Bidê; Padronização; AS-IS; TO-BE; TO-DO.

Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (TCCs, dissertações, teses e trabalhos científicos apresentados em congressos e cursos)
Local da publicação
Rio de Janeiro - RJ
Nº da edição ou volume
Editora
ICMBIO
Link