Midiateca

Tornar-se visível: estratégia para promover articulações e captar recursos

Autores

MMA - Ministério do Meio Ambiente

Organização: Tereza Moreira e Luiz Fernando Ferreira

Ano de Publicação
2015
Categoria
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
Descrição

Introdução ao tema 

Do isolamento à sinergia com as forças sociais do território Uma década e meia após a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação é grande a expectativa de que a sua implementação consiga atender às metas da Convenção de Diversidade Biológica para a conservação de pelo menos 10% de todos os biomas brasileiros. Verifica-se, no entanto, uma defasagem entre essas expectativas e a realidade do Snuc, que embora tenha conseguido duplicar o número de áreas protegidas entre 2003 e 2010 não tem recebido os recursos correspondentes para consolidar o conjunto de áreas protegidas. Tal realidade tem colocado em risco esse patrimônio ambiental brasileiro conquistado a duras penas e chamado atenção de órgãos como o Tribunal de Contas da União. Reconhecendo a importância desse patrimônio, inclusive em termos econômicos, e no intuito de proteger as conquistas dos últimos anos, este órgão estudou a efetividade da gestão das UCs amazônicas em termos de articulação, comunicação e cooperação2. Suas recomendações à luz do estudo realizado apontam para um amplo esforço dos órgãos públicos em tornar a conservação da biodiversidade assunto de todos – inclusive na alocação de recursos. Enquanto essa aspiração não se concretiza, as unidades de conservação buscam articular-se no território em torno de parcerias que lhes permitam visibilidade, reconhecimento e conquista de recursos para tornar viáveis seus projetos. As experiências registradas neste caderno revelam que as mais bem sucedidas neste intento são aquelas que conseguem tecer uma ampla rede de relações no território, especialmente quando articuladas em mosaicos e corredores ecológicos, envolvendo nesses esforços a população residente e do entorno, entidades da sociedade civil de diferentes portes, ONGs e organismos internacionais, além de empresas e órgãos públicos das três instâncias federativas. Diversas das ações empreendidas por essas UCs referem-se justamente à comunicação e à educação ambiental. Torna-se cada vez mais evidente para as equipes gestoras das UCs que os investimentos em comunicação e educação ambiental, especialmente quando realizados em parceria com as 2. O relatório de auditoria operacional: governança das unidades de conservação do bioma Amazônia está disponível em: Acesso em maio de 2015. 9 populações locais, por meio de ações de educomunicação – trazem como resultados a adesão da sociedade às causas ambientais, sobretudo quando estão relacionadas à melhoria da qualidade de vida e a ganhos socioeconômicos para essas populações.

Tipo de publicação
Outros
Local da publicação
Brasília, DF http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/154-serie-ea-uc.html
Nº da edição ou volume
Editora
MMA - Ministério do Meio Ambiente m http://www.mma.gov.br/publicacoes-mma.
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