Midiateca

Eventos climáticos extremos relacionados ao ENSO e o sucesso reprodutivo da tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) na Reserva Biológica do Rio Trombetas

Autores

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Relatório preparado para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio

Preparado por:

Carla C. Eisemberg, Virginia C. D. Bernardes, Rafael A. M. Balestra, Marcello B. O. Silva

& Richard C. Vogt

Ano de Publicação
2016
Categoria
PESQUISA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Descrição

Sumário

· Na Região da REBIO-Trombetas, anos de El Niño extremo, como 2015, estão associados à uma temperatura do ar mais alta e à uma humidade do ar mais baixa. · Anos de El Niño extremo também apresentam as menores mínimas anuais de altura do rio, além do nível do rio tender à baixar precocemente. · Fêmeas de Tartaruga desovam em locais mais altos do que o de costume no ano cujo nível do rio desceu mais cedo do que o normal. · A desova em locais mais altos do que o de costume, em conjunto com a baixa humidade e alta temperatura do ar provavelmente estão ligados à alta mortalidade observada nos ninhos de Tartaruga na REBIO-Trombetas no ano de 2015. 

· Estes resultados são específicos para a REBIO-Trombetas e não podem ser generalizados para toda a bacia Amazônia.

· A curto prazo, estudos sobre a relação entre a temperatura e umidade do ar, o nível do rio, a temperatura interna dos ninhos e as características e a mortalidade dos ninhos devem ser conduzidos para se entender de forma mais precisa os fatores diretamente ligados ao sucesso reprodutivo da Tartaruga na REBIO-Trombetas.

· Estudos e modelos analisando dados meteorológicos históricos assim como imagens de sensoriamento remoto em conjunto com o estudos clássicos (marcação e recaptura) e genéticos de dinâmica populacional podem auxiliar à médio prazo na formulação de um plano de manejo especifico para futuros anos de clima extremo.

Resumo

Este relatório tem como objetivo esclarecer os fatores envolvidos na grande mortalidade de ovos de Podocnemis expansa na REBIO-Trombetas durante estação reprodutiva de 2015. Neste período, foi registrado um dos El niños mais extremos da história. Ninhos na praia do Jacaré em 2015 foram desovados em um local 1,17 m mais alto do que a média dos ninhos de 2014 (Tabela 1). Esta diferença de altura está provavelmente ligada à um sucesso de eclosão 48,41 % menor em 2015. O sucesso de eclosão é menor em estações reprodutivas cujo nível do rio cai de forma mais pronunciada no início da estação reprodutiva, pois o nível mínimo no mês de Outubro explica 90% da variação no sucesso de eclosão. Neste caso, as fêmeas da REBIO-Trombetas desovaram em locais mais altos do que o de costume no ano em que houve uma decida prematura das águas do rio. Este resultado é inesperado pois o contrário normalmente é observado. Fêmeas normalmente desovam em locais mais altos em anos quando há um atraso na decida do nível da água. Este fenômeno possivelmente exacerbou ainda mais o estresse térmico e hídrico nos ninhos devido às alta temperatura e baixa humidade provocada pelo El Niño de 2015. Períodos de El Niño extremos apresentarem as menores mínimas anuais de altura do rio, além do nível do rio tender à baixar mais precocemente. Em períodos de La Niña, o rio tende a descer mais tardiamente, o que também pode afetar a escolha do local de desova pelas fêmeas e diminuir o período de disponibilidade das praias para a desova (período no qual as praias não se encontram submersas). Entretanto, é preciso destacar que os resultados encontrados para a relação entre o sucesso de eclosão na REBIO-Trombetas e eventos extremos não pode ser generalizado para toda Bacia Amazônica.

Tipo de publicação
Outros
Local da publicação
Manaus, Amazonas
Nº da edição ou volume
Editora
INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Link