Midiateca

ANÁLISE PRELIMINAR DOS MAPAS DE VULNERABILIDADE DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO PARA AS ÁREAS CÁRSTICAS PRIORITÁRIAS DA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DO PAN CAVERNAS DO SÃO FRANCISCO PRELIMINARY ANALYSIS OF VULNERABILITY MAPS OF SPELEOLOGICAL HERITAGE FOR PRIORITY KARST AREAS COVERED BY PAN CAVES OF SÃO FRANCISCO

Autores

CECAV - ICMBIO - 

Mauro Gomes; Débora Campos Jansen; Darcy José Santos; Lindalva Ferreira Cavalcanti


Ano de Publicação
2014
Categoria
GEOCIÊNCIAS E CARTOGRAFIA
Descrição

Resumo

O Projeto de Monitoramento e Avaliação de Impactos sobre o Patrimônio Espeleológico começou a ser desenvolvido em 2010 para atender ao Componente 4 do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico (PNCPE) que trata, especificamente, da definição de procedimentos para a realização de monitoramento, avaliação, prevenção e mitigação de impactos sobre o Patrimônio Espeleológico. A primeira fase deste projeto definiu o mapa de vulnerabilidade do Patrimônio Espeleológico para nove áreas cársticas prioritárias da região de abrangência do PAN Cavernas do São Francisco. Este artigo apresenta a discussão dos resultados preliminares desse produto, indicando a localização e dimensão das áreas mais vulneráveis e também a localização das cavidades naturais subterrâneas e unidades de conservação.

Palavras-chave: cavernas, geoprocessamento, patrimônio espeleológico, vulnerabilidade.

Abstract

The Project Monitoring and Evaluation of Impacts on the Speleological Heritage began to be developed in 2010 as part of the Component 4 of the Brazilian Speleological Heritage Conservation Program (PNCPE), in order to define procedures for conducting monitoring, assessment, prevention and mitigation impacts on the Speleological Heritage. In the first phase of this project were defined environmental vulnerability maps of the Speleological Heritage for nine priority karst areas in the region covered by PAN Caves of São Francisco. This article presents the discussion of the preliminary results, indicating the location and size of the most vulnerable areas, as well as the location of caves and natural protected areas.

Keywords: caves, geoprocessing, speleological heritage, vulnerability.

Gomes, M. et al.

Revista Brasileira de Espeleologia – RBEsp, v. 1, n. 4, 2014 11

1 INTRODUÇÃO

O ponto de partida para a definição das ações do Projeto de Monitoramento e Avaliação de Impactos sobre o Patrimônio Espeleológico, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), foi a elaboração de metodologia que possibilitasse a identificação de áreas nas quais o Patrimônio Espeleológico estivesse mais sujeito a impactos causados pela ação do homem.

A identificação destas áreas vulneráveis também era uma das necessidades do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Patrimônio Espeleológico nas Áreas Cársticas da Bacia do rio São Francisco (PAN Cavernas do São Francisco) e durante uma das oficinas preparatórias deste Plano de Ação foi proposta a integração entre os dois projetos, ambos de responsabilidade do CECAV. Dessa forma, foi inserida a Ação 2.5 que trata especificamente da elaboração do mapa de vulnerabilidade do Patrimônio Espeleológico para as áreas cársticas prioritárias da região de abrangência do Plano de Ação Nacional.

A metodologia para o mapeamento das áreas vulneráveis, desenvolvida pelo CECAV, foi aplicada em nove áreas prioritárias com a finalidade de subsidiar propostas para a proteção do Patrimônio Espeleológico, bem como para a definição de ações de mitigação de impactos ambientais. Para a definição dessas áreas utilizou-se o histórico de demandas recebidas pelo CECAV e as informações provenientes das oficinas preparatórias do PAN Cavernas do São Francisco.

O resultado do trabalho está registrado em nove mapas de vulnerabilidade ambiental e também relaciona as nove áreas prioritárias com as áreas protegidas e com a localização geográfica das cavidades naturais subterrâneas.

Tipo de publicação
Publicações periódicas (revistas, jornais, boletins)
Local da publicação
Brasília, DF
Nº da edição ou volume
Revista Brasileira de Espeleologia – RBEsp, v. 1, n. 4, 2014
Editora
CECAV - ICMBIO
Link