Midiateca

Implantação de Práticas de Controle e Manutenção do Patrimônio Móvel do Parna Chapada Diamantina - TCC do curso PGR5

Autores

Ana Cristina Pereira de Oliveira

Ano de Publicação
2018
Categoria
ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
Descrição

Trabalho apresentado ao Ciclo de Formação em Gestão para Resultados – PGR5, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, como requisito de conclusão.


RESUMO

Este trabalho apresenta uma proposta de atuação prática de facilitação interna, para o desenvolvimento de uma cultura administrativa, exercitando a padronização de procedimentos de controle patrimonial. O desenvolvimento desta prática busca resultados de eficácia e de eficiência na entrega de insumos necessários ao desenvolvimento do trabalho dos clientes internos da Unidade de Conservação. Os clientes internos são os profissionais atuantes na área operacional de combate a incêndios e atividades que requerem bens móveis e veículos. Trata-se de uma abordagem sobre o compromisso e a responsabilidade no lidar com a rés pública, perpassando pela percepção de que ao se controlar gastos (com perdas ou desvios, por exemplo) contribui-se com a garantia de que os recursos sejam alocados onde e quando realmente se façam necessários. No caso do Instittuto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, o controle patrimonial nas Unidades de Conservação visa garantir que as áreas responsáveis pelas operações finalisticas possam ter disponibilidade dos recursos necessários dentro dos prazos adequados, com qualidade e em quantidades suficientes e adequados às suas necessidades. Este projeto é uma experiência piloto, a ser implementada no primeiro semestre de 2019, na sede administrativa do Parque Nacional da Chapada da Diamantina - PNCD, podendo servir de experiência de implementação de uma cultura administrativa, e possivelmente de implementações futuras de sistemas de controle patrimonial para outras Unidades de Conservação. 

Palavras chaves: patrimônio público, desvios, controle, processos, padronização, automatização, envolvimento, desfazimento.

Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (TCCs, dissertações, teses e trabalhos científicos apresentados em congressos e cursos)
Local da publicação
Palmeiras - BA
Nº da edição ou volume
Editora
ICMBIO
Link