Midiateca

Plano de pesquisa geossistemas ferruginosos da Floresta Nacional de Carajás : temas prioritários para pesquisa e diretrizes para ampliação do conhecimento sobre os geossistemas ferruginosos da Floresta Nacional de Carajás e seu entorno

Autores

organizadora Liliane Bezerra ; colaboradores André Afonso Ribeiro... [et al.].


Liliane Bezerra

Revisão

Katia Torres Ribeiro, Frederico Drumond Martins e Ivan Salzo

Colaboradores

André Afonso Ribeiro, Daniela Tomasio Apolinario da Luz, Felipe Sodré Mendes Barros, Frederico Drumond Martins,

Ivan Salzo, Jocy Brandão Cruz, José Carlos Ribeiro Reino, Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz,

Katia Torres Ribeiro, Laise Carvalho Silva, Lara Gomes Cortes, Leonardo Vianna Silva, Luis Beethoven Piló,

Marinez Ferreira de Siqueira, Rafael Loyola, Tiago Castro Silva, Tulio Batitucci Jorge (pesquisadores do Projeto Cenários);

Andréa Siqueira Carvalho, Renato Kipnis, Haroldo C. de Lima, Paulo Pessoa, Pedro Lage Viana,

Valéria da Cunha Tavares (pesquisadores consultados sobre as questões de pesquisa)

Ano de Publicação
2017
Categoria
PESQUISA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Descrição

Apresentação....................................................................................................................................................................07

PARTE I – Escopo e contexto

1 Introdução....................................................................................................................................................................11

2 Breve caracterização das especificidades ambientais da Floresta Nacional de Carajás.............................................14

3 História de exploração e conservação da Serra dos Carajás.......................................................................................21

4 O Projeto Cenários e a definição dos alvos de conservação em áreas de mineração................................................25

4.1 Alvos de conservação selecionados.....................................................................................................................26

4.1.1 Biodiversidade..............................................................................................................................................27

4.1.2 Cavidades naturais subterrâneas................................................................................................................27

4.1.3 Geoambientes..............................................................................................................................................28

4.2 Análise de dados..................................................................................................................................................28

4.3 Base de dados geográficos.................................................................................................................................. 29

Foto: Frederico Drumond Martins

PARTE II – Linhas temáticas e recomendações prioritárias

1 Introdução....................................................................................................................................................................31

2 FLORA...........................................................................................................................................................................33

3 FAUNA..........................................................................................................................................................................37

4 CAVIDADES NATURAIS SUBTERRÂNEAS....................................................................................................................... 45

5 GEOAMBIENTES...........................................................................................................................................................55

6 RECURSOS HÍDRICOS....................................................................................................................................................61

7 ARQUEOLOGIA.............................................................................................................................................................65

Pesquisadores consultados...............................................................................................................................................67

QUADRO 1 – Sugestão de campos para padronização da coleta de dados sobre fauna e flora na

. Floresta Nacional de Carajás......................................................................................................................68

PARTE III – Desafios para geração de conhecimento aplicado ao manejo

1 Introdução....................................................................................................................................................................71

2 Produção do conhecimento.........................................................................................................................................73

3 Organização do conhecimento.................................................................................................................................... 74

4 Comunicação e difusão do conhecimento.................................................................................................................. 75

5 Plano de ação...............................................................................................................................................................76

Referências........................................................................................................................................................................77


Apresentação

A taxa de degradação ambiental, o aumento do consumo de recursos naturais, as crises humanitárias e a dificuldade de implementar atividades econômicas mais sustentáveis em termos ambientais, sociais e também econômicos nos mostram que os desafios de conservação ambiental são sistêmicos, exigem uma integração entre diferentes setores da sociedade e articulação dos diversos tipos e fontes de conhecimento. No âmbito do conhecimento científico, percebemos a necessidade de delinear problemas que nucleiam iniciativas das várias áreas específicas, de modo a efetivamente trazer transformação na ação. Chamamos isso de problem-oriented research, de implementação não trivial, porque a formação de quase todos os profissionais é voltada para disciplinas específicas, assim como o funcionamento das instituições, muito setorizadas e estanques (KUEFFER et al. 2012). A gestão de unidades de conservação, que são territórios com diversos espaços de governança, tem trazido oportunidades ímpares de  diálogo entre setores da sociedade e distintas áreas do conhecimento em torno de questões que passam a ser priorizadas e mobilizam diferentes atores.


Tipo de publicação
Outros
Local da publicação
Brasília, DF http://www.icmbio.gov.br/portal/pesquisa/seminarios-de-pesquisa
Nº da edição ou volume
Editora
ICMBIO
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