Midiateca

Ecologia alimentar e os hábitats utilizados por cada fase ontogenética das espécies pertencentes à família Gerreidae (Actinopterigii - Perciformes) no estuário do Rio Goiana (PE/PB) - Dissertação de Mestrado na UFPE

Autores

Jonas de Assis Almeida Ramos

Ano de Publicação
2011
Categoria
PESQUISA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Descrição

5. Conclusão

A composição da dieta (número, peso e riqueza de presas) diferiu entre as fases ontogenéticas das espécies E. brasilianus, E. melanopterus e D. rhombeus do estuário do Rio Goiana, mudando o tipo e/ou a proporção de presas ingeridas, à medida que os indivíduos passam da fase juvenil para a adulta. Além disso, as três espécies demonstraram um hábito alimentar zoobentívoro (Alimentando-se de presas associadas ao fundo). D. rhombeus demonstrou ser a espécie de hábito alimentar mais especialista, enquanto que E. brasilianus e E. melanopterus foram mais generalistas.

As taxas de crescimento acelerado das variáveis morfométricas largura e abertura da boca, e comprimento do focinho, durante a fase juvenil, demonstram que neste momento esses indivíduos direcionam seus recursos energéticos para o melhor desenvolvimento dessas estruturas e assim ter maior eficiência alimentar.

O consumo de mesmos tipos de presas e a ocorrência de fases ontogenéticas em mesmos habitats indica possível competição por recursos no estuário. Para confirmar esta competição, assim como compreender a utilização destes diferentes habitats, serão necessários estudos visando determinar como essas espécies se distribuem ao longo do estuário e do tempo, assim como estudos de quantificação a disponibilidade dos itens alimentares em cada habitat.

A ocorrência e a quantidade (número e peso) de fios de nylon encontrados nos estômagos refletiu o grau de disponibilidade deste poluente neste ecossistema. Além disso, essas espécies demonstraram ser importantes bioindicadores para futuros estudos de detritos derivados de artefatos de pesca.

A importância ecológica e econômica (pesca de subsistência e artesanal) da família Gerreidae para o estuário do Rio Goiana é bastante evidente. Além disso, a ocorrências de todas as fases ontogenéticas nos diferentes habitats ao longo deste estuário, demonstra a grande importância dessas áreas para que essas espécies completem seus ciclo de vida. Reforçando a necessidade da preservação dos habitats estuarinos e sua conectividade como um todo. Contudo, o esclarecimento das necessidades ecológicas deste grupo garantirá a conservação do estuário e de sua pesca no futuro.

Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (TCCs, dissertações, teses e trabalhos científicos apresentados em congressos e cursos)
Local da publicação
Recife - PE
Nº da edição ou volume
Editora
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Link