Midiateca

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PESQUEIRA ARTESANAL PARA A POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS QUE ABRIGAM A RESEX ACAÚ-GOIANA NOS ESTADOS DE PERNAMBUCO E PARAÍBA (Nota Técnica)

Autores

Tarcísio Quinamo

Ano de Publicação
2012
Categoria
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
Descrição

Esta nota técnica busca contribuir para uma melhor compreensão da importância da atividade pesqueira artesanal na geração de emprego e na produção de alimentos para a população do entorno da Reserva Extrativista Acaú-Goiana (Resex Acaú-Goiana), situada nos municípios de Goiana, em Pernambuco, e de Pitimbu e Caaporã, na Paraíba, na área estuarina do Rio Goiana, no nordeste do Brasil.

Esses três municípios abrangem, conjuntamente, uma área de 742 km2, envolvendo uma população de cerca de 113 mil habitantes, sendo o município de Goiana o de maior representatividade em termos de área e de população (TABELA 1)

Os dados a seguir apresentados provêm principalmente do levantamento domiciliar realizado no âmbito da pesquisa “Dinâmicas sociais e ecológicas em ambientes costeiros: interações e intervenções”, que está em fase de conclusão pela Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco. O levantamento foi realizado no período de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009, e abrangeu, em sua íntegra, 1495 domicílios dos municípios de Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Goiana, em Pernambuco; e de Caaporã e Pitimbu, na Paraíba.

A importância da atividade pesqueira artesanal para a população dos municípios que abrigam a Resex ACAÚ-Goiana na divisa dos estados

de Pernambuco e Paraíba. 

Na presente análise, serão considerados apenas os dados das amostras referentes aos municípios que abrigam a Resex Acaú-Goiana, como segue: Goiana, com uma amostra de 595 domicílios; e Caaporã e Pitimbu, cada um com uma amostra de 270 domicílios, totalizando assim 1.135 domicílios amostrados nos três municípios. Dessa forma, os dados aqui considerados se referem ao contexto maior dos municípios envolvidos, e não ao âmbito exclusivo das comunidades mais diretamente vinculadas à Resex.

Nos três municípios objeto desta análise, a pesca artesanal desponta como uma das principais formas de uso dos recursos naturais pela população local. Cerca de 83,8% dos entrevistados que prestaram informações sobre os domicílios avaliaram a atividade como importante para a comunidade (TABELA 2). Importância esta que é confirmada pela constatação de que em 35% dos domicílios da amostra reside pelo menos um pescador ou pescadora (TABELA 3), fato que se relaciona à função da atividade pesqueira na geração de emprego e na produção de alimentos.

TABELA 2

OPINIÃO DO ENTREVISTADO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESCA, CATAÇÃO E/OU A MARISCAGEM PARA A POPULAÇÃO LOCAL

Tipo de publicação
Outros
Local da publicação
Nº da edição ou volume
Editora
Fundação Joaquim Nabuco Diretoria de Pesquisas Sociais Coordenação Geral de Estudos Ambientais
Link