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DEPRESSÃO ENQUANTO INFLUENCIADOR DO ATO SUICIDA: fatores multicausais e tratamento psicanalítico João Pessoa 2019 - TCC de graduação pelo UNIPÊ

RESUMO

O suicídio na atualidade vem se destacando como uma das maiores causas universais de mortalidade, especialmente entre adultos jovens e idosos. Considerado um fenômeno complexo e multidimensional tem sido largamente estudado, constatando-se que dentre os diagnósticos psiquiátricos associados, enquanto fator influenciador se destaca a depressão. O presente trabalho pretende revisar as contribuições acerca das características clínicas da depressão que se encontram vinculadas a casos de suicídio pelo enfoque da teoria psicanalítica, fazendo uma interface entre traços psicopatológicos de agressão e impulsividade que parecem exercer um papel relevante no desencadeamento de atos suicidas. No campo da pesquisa sobre comportamento suicida, os estudos têm tido caráter pragmático e produziram um panorama de fatores claramente associados ao suicídio, sem, no entanto, oferecer uma amarração teórica consistente para os achados. Em geral, a detecção e o tratamento da depressão são fatores capazes de reduzir as taxas de mortalidade pelo autoextermínio, desde que tratado de forma multidisciplinar.

Palavras-chave: Suicídio. Depressão. Psicanálise

Ano de Publicação: 2019

Projeto de Design Instrucional para educação corporativa, modalidade a distância “Curso de Planejamento e Formalização do Programa de Voluntariado - TCC de especialização no SENAC - SP

RESUMO

O presente trabalho de conclusão de curso refere-se a um projeto de design para implantação de um curso a distância, no âmbito da educaçãoem uma instituição governamental federal. A proposta de cursoa diretriz institucional de fortalecimento desta modalidade de ensino, que o ganho de escala em seus processos de treinamento, dificultados pela grande dispersão de seu quadro funcional no território brasileiro. O desafio educacional a ser enfrentado é a promoção da compreensão dos procedimentos de planejamento e implantação do programa de voluntariado da instituição, visando a ampliação e qualificação da oferta de atividades de voluntariado. A partir desta demanda e da análise do contexto institucional e do público-alvo, o projeto propõe o desenvolvimento de um curso no modelo de design instrucional misto que inclui momentos de aprendizagem individual autogerida, com a finalidade de proporcionar o nivelamento de conceitos e procedimentos relacionados ao tema do curso, e situações de aprendizagem colaborativa, que visam promover a troca de experiência entre os cursistas e enriquecer a aprendizagem organizacional. O projeto apresenta os objetivos gerais e de aprendizagem para o curso proposto, faz uma análise do conteúdo e propõe o desenho de um curso de treinamento com tutoria e carga horária de 20 horas. São ainda detalhados a equipe necessária, custos estimados e cronograma de execução. Este trabalho abrange igualmente a definição da linguagem e interface gráfica a serem utilizadas no curso, que, conforme a abordagem pedagógica escolhida, privilegia a dialogicidade e o uso integrado de diferentes mídias. O reforço ao caráter institucional do treinamento é promovido por meio do emprego da identidade visual do programa de voluntariado em harmonia com a identidade visual do ambiente virtual de aprendizagem da instituição, conforme exemplificado no storyboard de uma das aulas do curso. Por fim, a realização deste trabalho faz reflexões sobre o potencial do ensino a distância no segmento da educação corporativa e como forma de integração de equipes que possuem realidades e desafios em comum, mas se encontram dispersas em um amplo território e possuem poucas oportunidades de encontro presencial.

Palavras-chave: Educação corporativa. Educação a distância. Voluntariado. Conservação da natureza.


ABSTRACT

This coursework presents an instructional design project to implement an online course in the scope of corporate education in a federal governmental institution. The course proposal is aligned with the institutional guideline to strengthen this type of education to meet the necessity of training a large number of staff members in distant places within the Brazilian territory. The educational challenge to be faced is the promotion of an understanding of the planning and implementation procedures of the institution's volunteering program, aiming at expanding and qualifying the offer of volunteer activities. Based on this demand and on the analysis of the institutional context and the target audience, the project proposes the development of a course in a combined instructional design model that includes moments of individual selfmanaged learning, in order to provide leveling of concepts and related procedures to the subject of the course, and situations of collaborative learning, which seeks to promote the exchange of experience among the students and enrich the organizational learning. The project presents general and learning objectives for the proposed course, analyzes the content and proposes the design of a training course with tutoring and 20 hours workload. It also details the staff involved, estimated costs and execution schedule. This work also covers the definition of the language and graphical interface to be used in the online course, which privileges the integrated use of different types of media and the dialogicity, according to the chosen pedagogical approach (Problem based learning). The strengthening of the institutional character of the training is promoted through the use of the visual identity of the volunteer program in harmony with the visual identity of the institution's virtual learning environment, as exemplified in the storyboard of one of the course's classes. Finally, the development of this paper reflects on the potential of distance education in the segment of corporate education and as a way of integrating teams that have realities and challenges in common but are dispersed in a wide territory and have few opportunities for face-to-face meetings. Keywords: Corporate education. Online education. Volunteering. Nature conservation.

Ano de Publicação: 2018

Identificação dos processos de trabalho e mapeamento do processo de Compensação de Reserva Legal da Coordenação Regional de Porto Velho - PGR3

TCC apresentado ao Ciclo de Formação em Gestão para Resultados PGR3

Este trabalho apresenta os resultados de uma atuação prática de facilitação interna para identificação dos processos de trabalho e mapeamento do processo de compensação de reserva legal, realizada na Coordenação Regional de Porto Velho, contribuindo com a melhor organização interna do trabalho, com a motivação dos servidores e melhores entregas ao público-alvo. Foram realizadas duas oficinas com a participação de todos os servidores da Coordenação, além de um intenso trabalho interno no processo de compensação de reserva legal para finalização do trabalho. O produto final foi apresentado e discutido em reunião com os servidores, sendo que o mapeamento realizado foi corroborado após dois encontros com a Coordenadora Regional e Procuradoria, quando as propostas de melhoria foram aperfeiçoadas e validadas. Palavras chaves: gestão para resultados, gestão por processos, processos de trabalho, mapeamento, modelagem, compensação de reserva legal

Ano de Publicação: 2015

Relatório de Gestão - ACADEBio: 2017

Este relatório tem o objetivo de apresentar os resultados alcançados pelo Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade, a ACADEBio, no ano de 2017.  Mais do que um relatório numérico, o documento tem a pretensão de demonstrar também qualitativamente as conquistas e avanços da ACADEBio no ano representado. Em 2017, a ACADEBio comemorou duplamente: pelos 10 anos do ICMBio e pelos seus 8 anos de aprendizado e conquistas. Alguns servidores de relevante atuação na ACADEBio foram homenageados, destacando-se as homenagens feitas ao nosso ex Presidente Rômulo Mello, criador da ACADEBio, e ao servidor instrutor Marcelo Bresolin, falecido este ano. 

Ano de Publicação: 2017

Impacto do primeiro ciclo de capacitação em Gestão Participativa no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

O presente estudo tem por objetivo analisar os efeitos específicos de um evento de capacitação, o I Ciclo de Capacitação em Gestão Participativa - CCGP, verificando empiricamente, a classe de preditores de impacto em profundidade na perspectiva do efeito do treinamento no desempenho do indivíduo, em termos de aplicação efetiva da aprendizagem adquirida no ambiente do trabalho. A importância deste trabalho para o ICMBio possui suas bases na necessidade em se avaliar o impacto das ações de treinamento no trabalho, e é reforçado pela inexistência, atualmente, de dados qualificados que demonstrem os resultados tangíveis das ações de treinamento e desenvolvimento. A literatura aponta a etapa de avaliação de treinamento como a principal responsável pelo provimento de informações que garante o aperfeiçoamento constante do sistema TD&E. Esta pesquisa, de caráter quali-quantitativo, se propôs a elaborar e aplicar instrumento de avaliação de impacto em profundidade (questionário) no CCGP. Para tanto, os documentos do curso (plano de curso e material didático dos módulos) foram analisados com vistas a transformar os objetivos pedagógicos em objetivos de desempenho e o questionário finalizado e validado foi aplicado em amostra de quarenta e dois egressos do curso. Trinta e seis aprendizes responderam ao questionário e os resultados desta pesquisa indicam que o I CCGP gerou impacto no trabalho e os preditores identificados foram tempo superior a 271 dias de conclusão do curso e efeito do ciclo no desempenho dos egressos. Espera-se que este estudo forneça subsídios para a qualificação das ações da educação corporativa do ICMBio, em especial na etapa de avaliação dos eventos de capacitação do plano anual de capacitação, que deve gerar respostas rápidas e qualificadas à instituição e permitir o aprimoramento de todo o sistema TD&E.

Palavras-chave: treinamento, desenvolvimento, educação, avaliação de impacto, área ambiental.

Ano de Publicação: 2012

Mapeamento de Competências Gerenciais no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Um instrumento para o desenvolvimento institucional

O presente estudo tem como objetivo principal mapear as competências gerenciais essenciais à gestão por processos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A proposta direcionada ao corpo gerencial visa contribuir para a integração entre os objetivos estratégicos da Instituição e os processos de gestão de pessoas. Nesse contexto, o desenvolvimento de competências gerenciais pode ser caracterizado como um fator de efetividade, pois promove a coerência entre os objetivos e metas institucionais e a capacidade gerencial requerida para alcançá-las. A literatura aponta o mapeamento de competências como primeira etapa para subsidiar os processos de desenvolvimento gerencial, dentro da proposta da gestão por competências. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, se propôs a elaborar um portfólio de competências gerenciais customizado para o modelo de gestão do ICMBio. Para tanto, foi adotada a técnica de facilitação de processos grupais, com enfoque participativo, para obtenção do quadro de competências gerenciais, suas respectivas descrições e o conjunto de conhecimentos, habilidades a atitudes. O resultado dessa pesquisa indica a necessidade de desenvolvimento de onze competências gerenciais essenciais para o cumprimento da missão do ICMBio. Dentre as competências mapeadas, observamos que algumas são similares às encontradas em outros casos descritos na literatura, enquanto outras competências são específicas ao contexto dessa instituição. A construção do portfólio de competências gerenciais necessárias ao ICMBio constitui o primeiro passo do processo de implantação de um sistema de gestão por competências e poderá servir como base para os processos de aprendizagem contínua e de autodesenvolvimento dos gestores.

Palavras - chave: mapeamento de competências, competências gerenciais, área ambiental.

Ano de Publicação: 2010