• O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio) foi criado em 2008 (Portaria nº 79/ 2008), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e integra a estratégia de fortalecimento da produção de conhecimento científico do ICMBio. 

    O PIBIC/ICMBio tem proporcionado oportunidades extremamente positivas para os estudantes de graduação de diversos cursos, uma vez que, além contribuir para a formação científica dos estudantes, proporciona que eles investiguem e produzam conhecimento acerca de questões práticas relativas à conservação da biodiversidade e tenham contato com o cotidiano das decisões de gestão da biodiversidade na Instituição.  Dessa forma, o programa favorece a formação de profissionais da área de conservação da biodiversidade que adquirem uma visão privilegiada, resultante da aproximação entre conhecimento científico e a gestão de componentes da diversidade biológica e conhecimento tradicional associado no país.


    Objetivos do  PIBIC/ICMBio: 

    ♦ Despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, mediante a participação de estudantes de graduação em projetos de nível e mérito cientifico e tecnológico reconhecidos;
    ♦ Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa   em temas ambientais;
    ♦ Incentivar a consolidação de uma política de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico para iniciação científica no ICMBio;
    ♦ Estimular servidores a engajarem estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica e tecnológica, integrando-os em grupos de pesquisa;
    ♦ Contribuir para a expansão e renovação do quadro de servidores atuantes na produção de conhecimento e, consequentemente, estimular o envolvimento de novos orientadores.

    Os orientadores que participam do programa são servidores do ICMBio com título de mestre ou doutor lotados nas Unidades de Conservação, Centros de Pesquisa e na sede do Instituto. Através do PIBIC,  estes servidores-pesquisadores são estimulados a orientarem estudantes de graduação no âmbito de suas atividades científica, tecnológicas e profissionais, construindo conhecimentos relevantes à gestão da biodiversidade brasileira, do conhecimento tradicional associado e do patrimônio espeleológico. Os trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos devem  contribuir para as demandas estratégicas de pesquisa do ICMBio e atender a pelo menos um dos temas estratégicos ao menos 1  dos temas estratégicos de pesquisa do ICMBio (anexo 1 do edital).


    Cada ciclo PIBIC tem duração de 12 meses, com início em 01 de agosto e conclusão em 31 de julho do ano seguinte. Entretanto, antes do início do ciclo, ocorre a etapa de seleção, em que as propostas de pesquisa são recebidas pela secretaria do programa e avaliadas pelo Comitê Institucional de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Após a avaliação, a proposta poderá ser aprovada, aprovada com ressalvas (quando é necessária alguma correção ou ajuste no plano de trabalho) ou reprovada (quando não está de acordo com o edital).   

    Ao ingressar no programa o estudante poderá desenvolver o seu trabalho como bolsista (bolsa CNPq ou de contrapartida institucional) ou voluntário, dependendo da classificação no processo seletivo. Ao final do ciclo, cada estudante deverá apresentar os resultados de sua pesquisa no Encontro Anual de Iniciação Científica, realizado em setembro, na sede do instituto. As apresentações são avaliadas pelos comitês interno e externo do programa, que atribuem notas aos trabalhos. Aqueles que recebem as maiores notas são premiados durante o Seminário de Pesquisa do ICMBio.

    As principais etapas do PIBIC/ICMBio podem ser conferidas no fluxograma abaixo (as datas podem sofrer alterações):

    Etapas


    Temas estratégicos de pesquisa:

    1- Valorização da biodiversidade, serviços ecossistêmicos e patrimônio espeleológico e arqueológico

    2- Manejo integrado e adaptativo do fogo

    3- Recuperação de habitats terrestres e aquáticos

    4- Manejo de espécies exóticas invasoras

    5- Boas práticas e regulação do uso de fauna

    6 - Diagnóstico das atividades e cadeias econômicas de exploração predatória e/ou ilegal dos recursos da biodiversidade

    7 - Fortalecimento das cadeias produtivas de produtos madeireiros e não-madeireiros em unidades de conservação e em seu entorno

    8- Avaliação e melhoria do estado de conservação das espécies ameaçadas e espécies deficientes de dados

    9- Monitoramento participativo dos recursos naturais e dos compromissos estabelecidos para a gestão das UC e conservação e uso da biodiversidade

    10- Gestão da informação sobre a biodiversidade para subsidiar das ações de conservação

    11 - Identificação e monitoramento de impactos de atividades antrópicas sobre a biodiversidade e medidas de mitigação que afetem UCs ou espécies da fauna ameaçada

    12 - Planejamento e implementação de Unidades de Conservação

    13 - Criação ou ampliação de unidades de conservação e conectividade 


    A gestão do PIBIC é realizada pela Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DIBIO), por meio da Coordenação de Pesquisa e de Gestão da Informação sobre Biodiversidade (COPEG/CGPEQ), que conta com o apoio do Comitê Institucional Interno e do Comitê Externo do Programa.


    COMITÊ INSTITUCIONAL 

    Carlos Roberto Abrahão - Coordenador (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios - RAN)

    Cezar Neubert Gonçalves (Parque Nacional da Chapada Diamantina)

    Desireé Cristiane Barbosa Silva (Centro nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado - CBC)

    Fernanda Araújo Bezerra – Secretária (Coordenação de Pesquisa e de Gestão da Informação sobre Biodiversidade - COPEG)

    Hueliton da Silveira Ferreira (NGI ICMBio Roraima)

    Roberta Aguiar dos Santos (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da    Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL)

    Rosenil Dias de Oliveira (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais - CNPT)

     

    COMITÊ EXTERNO

    Ben Hur Marimon Junior - Universidade do Estado de Mato Grosso

    Carlos Eduardo De Viveiros Grelle - Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Deborah Maria De Faria - Universidade Estadual de Santa Cruz

    Marcelo Antônio Amaro Pinheiro - Universidade Estadual Paulista

    Marcus Vinicius Vieira - Universidade Federal do Rio de Janeiro

     

    CONTATO

    pibic.icmbio@icmbio.gov.br


    INSTAGRAM

    @pesquisa.icmbio



    19° Edital de seleção - Ciclo 2024/2025 Pesquisas em andamento